sexta-feira, 18 de junho de 2010

Sonho alemão escapa em dois minutos


Dois minutos foram suficientes para que o sonho da Alemanha de praticamente garantir vaga antecipada nas oitavas de final da Copa do Mundo da FIFA caísse por terra. Em partida que teve os tricampeões mundiais mais uma vez dominantes, a reviravolta aconteceu aos 36 e 37 minutos do primeiro tempo, quando Klose foi expulso e a Sérvia marcou o único gol.
Mesmo tendo pressionado e desperdiçados incríveis chances – inclusive um pênalti com Podolski –, os alemães caíram diante dos sérvios por 1 a 0, placar que embolou de vez o Grupo D. Quem agradece é Gana, que enfrenta neste sábado a Austrália podendo chegar aos seis pontos e à liderança isolada. Por outro lado, se os australianos se reerguerem após a goleada da estreia, todas as seleções ficarão empatadas.

Além de complicar a situação na chave, a derrota quebrou uma longa invencibilidade da Alemanha em primeiras fases de Copa do Mundo da FIFA. A equipe não perdia há 16 partidas, desde os 2 a 0 para a Dinamarca em 1986. Para a Sérvia, o triunfo veio como um alívio, principalmente após a decepcionante estreia contra Gana.

Embalada pela goleada na estreia, a Alemanha começou em cima, com Özil e Schweinsteiger dominando o meio-de-campo. Desta forma, as duas primeiras chances não demoraram para sair. Na primeira delas, o meia do Werder Bremen lançou Khedira, que arriscou bom chute. Pouco depois foi a vez de Podolski assustar a meta de Stojkovic, pegando uma sobra e emendando de primeira.

A Sérvia tinha dificuldade para sair, mas ao menos a postura defensiva dava resultado. Sem encontrar espaços, os alemães trocavam passes na intermediária e não demoravam para chegar na área rival.

O jogo seguiu bastante equilibrado e com algumas entradas mais dura, que resultaram em cinco cartões amarelos antes dos 30 minutos. O sexto acabou mudando a história do jogo. Após impedir a arrancada de Stankovic ainda no meio-de-campo, Klose foi advertido pela segunda vez e deixou sua equipe com dez em campo.
Sem perder tempo, a Sérvia aproveitou a vantagem e abriu o placar um minuto mais tarde. Em grande jogada pela direta, Krasic cruzou na cabeça do grandalhão Zigic, de 2,02 metros, que ajeitou para Jovanovic marcar dentro da pequena área.
A Alemanha sentiu o duplo baque, mas ainda criou ótima chance antes do fim primeiro tempo. Após cruzamento e confusão na área, Khedira pegou a sobra a carimbou o travessão de Stojkovic, perdendo grande chance de empatar.
Na volta do intervalo, os alemães partiram com tudo ao ataque e nem pareciam ter um jogador a menos. Entre os 12 e os 15 minutos, a equipe criou – e perdeu – três oportunidades claras, duas delas em passes milimétricos de Özil para Podolski. A terceira foi ainda mais decepcionante para a torcida: após cruzamento da esquerda, o zagueiro Vidic tentou afastar com a mão – exatamente como Kuzmanovic no jogo contra Gana – e cometeu o pênalti. Na cobrança, porém, Podolski bateu fraco, e Stojkovic defendeu.
Aliviada, a Sérvia deu o troco e por pouco não aumentou aos acertar duas bolas na trave, a primeira com Jovanovic e a segunda com Zigic, de cabeça. Com as substituições de Özil e Muller por Cacau e Marin, a Alemanha perdeu intensidade e passou a abusar dos cruzamentos ora para Mario Gomez, ora para o zagueirão Mertesacker, em tática que acabou não funcionando.
Fonte: site da fifa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário