sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

24ª edição - Enduro Piocerá - Teresina (PI) - Jijoca de Jericoacoara (CE)

Dário Júlio conquista terceiro título na provaCampeão na categoria Master, Dário Júlio conquistou o tricampeonato no Piocerá
Em sua 24ª edição, o Rally Piocerá reuniu uma caravana de mais de quatrocentos competidores, divididos entre as modalidades Bikes, Motos, Quadriciclos e Carros. O rally saiu de Teresina, capital do Piauí, no dia 25 de janeiro, e teve como percurso a Rota das Emoções, passando por Lençóis, Delta, Jericoacoara, e o Circuito Serras Nordeste, finalizando a aventura em Jijoca de Jericoacoara, já no Estado do Ceará, quatro dias depois.

A cada etapa percorrida, os pilotos encontraram além de muita chuva, principalmente nos dois primeiros dias, variados tipos de terrenos. A prova ofereceu desde areia e dunas na região dos Lençóis Maranhenses, como trechos de serra na região de Viçosa, no Ceará. Esta edição foi considerada pela maioria dos participantes como a mais técnica dos 24 anos do evento e o dia mais difícil, sem dúvida foi o primeiro. Com quase 10 horas de duração, exigiu muito preparo físico e mental para enfrentar um longo percurso de areia, que ligou as cidades de Teresina à Barreirinhas.

Abertura do evento

Com 151 inscritos na categoria motos, a prova que ligou os Estados do Piauí ao Ceará, teve o primeiro e quarto dias valendo também como 1ª e 2ª etapas do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade e a categoria Master teve Dário Júlio como campeão, seu terceiro título no Piocerá. "Ganhar mais um Piocerá sempre é importante, por ser o primeiro evento do ano, por estar começando tudo outra vez. A gente começa a reconhecer os adversários novamente. Ganhar o Piocerá é começar a temporada com o pé direito", declarou o campeão.
Sandro Hoffmann foi o vice campeão.
Tradicionais adversários de Dário, Sandro Hoffmann e Guilherme Cascaes, completaram o percurso em segundo e terceiro, respectivamente, mostrando que, a exemplo da temporada passada, o nacional de Regularidade 2011 será mais uma vez bastante disputado e equilibrado. "Dessa vez, não deu para levar o título, já que o Dário estava com uma boa vantagem (no último dia). Independente do resultado, valeu muito a pena, porque foi uma prova totalmente diferente dos anos anteriores, com muita técnica e com pontos extremamente exigentes", comentou Sandro que tem no currículo seis títulos nesta competição.
Com quase 10 horas de duração, a primeira etapa contou com um longo trecho de areia que exigiu muito dos pilotos
Esta foi considerada a mais técnica das 24 edições do evento. A chuva durante os primeiros dias deixou tudo mais difícil.
Na categoria Sênior, o campeão foi o também mineiro Henrique Castro. Na Executivo, o cearense Paulo Cabral confirmou o favoritismo, faturando o bicampeonato na categoria. O carioca Alexandre Tommaso venceu a Over 40, enquanto na na nova categoria, a Over 50, deu mais um mineiro, Amilar Rodrigues. Na Júnior, o título foi para o paraense Wagner Oliveira. Os piauienses venceram ainda na Novatos, com Jonathan Pascoal da Silva, nas Duplas, com João Guilherme de Sousa e Francisco Brito e na Moto Rally, prova que segue o mesmo percurso dos carros, com Peter Ferreira.
Entre os quadriciclos, mais um piauiense subiu ao degrau mais alto do pódio, desta vez foi Audir Lages de Carvalho Neto, que levou o primeiro lugar na categoria Novatos.
Já o cearense Arnoldo Silveira Júnior, comemorou bastante sua conquista na Graduados: "Estou numa felicidade só. Já participei do Piocerá outras vezes, já levei títulos nas categorias moto e carro. Agora fecho com a Quadriciclo Graduado".
O Rally Piocerá sempre realiza ações sociais em suas edições. Este ano os competidores contribuíram com uma cesta básica cada um, que foi doada ao Lar da Esperança, entidade sem fins lucrativos que auxilia e abriga portadores do vírus HIV. Mais de uma tonelada de alimentos foi destinada à entidade, que sobrevive apenas de doações. Além disto, a direção da prova, como forma de agradecimento ao apoio dado à logística do evento, doou a Unidade de Jericoacoara do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, um quadriciclo zero quilômetro, que será usado para as fiscalizações dos técnicos no parque.
Resultados Motos:
Master
1º - Dário Júlio - MG
2º - Sandro Hoffmann - ES
3º - Guilherme Cascaes - SC
4º - Wesley Antunes de Macedo - PI
5º - Rodrigo Barbosa de Oliveira - RJ
Sênior:
1º - Henrique Ribeiro de Castro - MG
2º - Albert Miura Campelo - PI
3º - Hajime Yokoyama - RJ
4º - Henrique Reis Costa - RJ
5º - Nilson José Alves - SP
Executivo:
1º - Paulo Picacio Barroso Cabral - PR
2º - Marcelo Teodoro de Oliveira - MG
3º - Marcelo Carnielo de Souza - GO
4º - Fábio Arantes Reche - SP
5º - Thiago Furquim Folegatti - SP
Over 40:
1º - José Alexandre Tommaso - RJ
2º - Ricardo Medeiros Costa Júnior - MA
3º - Pericles Cesar Lopes Dutra - PR
4º - Noé de Oliveira - MG
5º - Alexandre Caravana Guelman - RJ
Over 50:
1º - Amilar José Rodrigues - MG
2º - Wilmar Possamai - SC
3º - José Antonio Fernandes - MG
4º - José Wilame Vitoriano Matias - DF
5º - Alfredo de Miranda Filho - CE
Júnior:
1º - Wagner Sousa de Oliveira - PA
2º - Márcio Kleber Caetano Lagares - PA
3º - Fabiano Alves Tavares - GO
4º - Marcelo de Sousa Filho - PI
5º - Jean Paulo Della Torre - TO
Novatos:
1º - Jonathan Pascoal da Silva - PI
2º - Mário Fortes Rodrigues - PI
3º - Dalmar de Castro Rodrigues - ES
4º - Bruno Leonel Mattos - BA
5º - Leonardo Rodrigues Costa - PA
Duplas:
1º - João Guilherme de Sousa / Francisco da Silva Brito - PI
2º - Ramisses Rodrigues / Ramisses Junior Rodrigues - MG
3º - Omar Barroso Maia Júnior / Antonio José Ribeiro Barbosa - MA
4º - Eduardo Henrique de Assis/ Elias - GO
5º - Moacir Baez/ Leildo - SP
Moto Rally:
1º - Peter Ferreira - PI
2º - Kássio Machado Barros - PB
3º - Flávio Dagoberto Silva Câmara - PE
4º - André Luis Barbosa Furtado - PA
5º - Homero Marcos Sampaio - PE
Resultados Quadriciclos:
Graduados:
1º - Arnoldo Silveira Júnior - CE
2º - Heronaldo Marinho Segundo - PB
3º - Eanes Castelo Branco Torres - PI
4º - Leonardo Vieira Franco - MG
5º - Francinei Souza Costa - CE
Novatos:
1º - Audir Lages de Carvalho Neto - PI
2º - Gustavo Castelo Branco Torres - PI
3º - Luiz Tarquinio Pereira Cruz - MA
4º - Kamilo Cavalcante - CE
5º - Antônio Matos de Pinho Júnior - MA
Fonte: MotoX.com.br
Fotos: Adalto Gomes Filho e Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário