sábado, 13 de outubro de 2012

Neymar pode levar 12 jogos de gancho por expulsão contra Grêmio


Neymar pode levar 12 jogos de gancho por expulsão (Edu Andrade/O Globo)
 
Expulso contra o Grêmio, no empate do último dia 30, no Estádio Olímpico, o atacante Neymar será julgado pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) na próxima quarta-feira. O lateral-direito Pará, do Tricolor Gaúcho, que se envolveu com a Joia do Santos no lance, mas só Neymar recebeu o cartão vermelho, também foi indiciado. Os dois vão responder por praticar agressão física ao adversário (artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que pode render 12 partidas de gancho para ambos.

O árbitro do duelo entre santistas e gaúchos, Nielson Nogueira Dias, também foi denunciado pelo STJD, por não ter feito nenhuma advertência a Pará, na ocasião.

Por essa razão, o juiz foi enquadrado em três artigos do CBJD: 259 (deixar de observar as regras da modalidade), 260 (omitir-se no dever de prevenir ou de coibir violência ou animosidade entre os atletas) e 266 (deixar de relatar as ocorrências disciplinares da partida). Se pegar pena máxima, Nogueira Dias poderá ser afastado por até um ano, além de ter de pagar multa de R$ 1 mil.

Vale lembrar que Neymar já cumpriu um jogo de suspensão, que diz respeito à pena automática, no empate com o Internacional-RS, no último sábado, na Vila Belmiro. Nesta situação, o craque alvinegro, caso receba a pena máxima, terá que ficar mais 11 rodadas afastado da equipe ­ a suspensão continuaria para o Campeonato Brasileiro do ano que vem.

Fonte:ESPN.com.br